Meu Perfil
BRASIL, Sul, CAPAO DA CANOA, Mulher, de 20 a 25 anos, Livros, Arte e cultura



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 BOL - E-mail grátis
 Tiagão Ribeiro Personal Trainer
 Trufas e chocolates Chocobruks


 
Blog da Prof.Kelly - Português e Literatura


Volta às aulas! - Parte 2

(...)

11) Você tem oito rosquinhas doces. As rosquinhas têm o mesmo peso, com exceção de uma, que é mais pesada. Você tem uma balança como de pratos simples à sua disposição. Qual é o número mínimo de pesagens que deve ser feito para se descobrir qual das rosquinhas é a mais pesada?

R.: duas pesagens. Coloque 3 rosquinhas de cada lado da balança. Caso a balança fique equilibrada, a rosquinha mais pesada é uma das duas que não estão na balança. Portanto é só colocar uma de cada lado da balança para descobrir qual é a mais pesada. Porém, caso a balança penda para um dos lados, retire as 3 rosquinhas do lado que ficou mais pesado e pese duas delas. Daí, caso a balança se equilibre, a rosquinha mais pesada é a que não está sendo pesada. Caso contrário, a balança revelará qual das duas é a mais pesada.

 

12) Um homem, dono de uma adega, faleceu recentemente. Em seu testamento, ele deixou 21 barris a seus três filhos. Os barris estão da seguinte forma: 7 deles estão cheios de vinho; 7 deles estão com vinho até a metade e 7 deles estão vazios. Entretanto, os barris devem ser divididos de forma que cada filho receba o mesmo número de barris cheios, meio-cheios e vazios.

Considere que não podem ser utilizados instrumentos de medição. Como os barris podem ser igualmente divididos?

Resposta: o vinho de dois dos barris meio-cheios é depositado em um dos barris vazios. Esse procedimento é repetido mais uma vez. Com isso, temos, agora, 9 barris cheios, 3 barris meio-cheios, e nove barris vazios. Logo, cada filho ficará com 3 barris cheios, 1 barril meio-cheio e 3 barris vazios.

 

 13) Questão – presente: várias possibilidades de interpretação.

Estou pensando em largar meu emprego. Não sei o que acontece, mas tem sido um dos piores dias da minha vida, tudo anda tão estranho e inexplicável. Eu não recebo meu salário faz três meses, fui à sala do meu chefe reclamar e ele sequer olhou para mim. Todos têm me ignorado, meu trabalho passou a ser um nada, eu chego sento e fico observando o movimento. Faz três meses também que não mudam o calendário que está grudado na parede, não importa o que eu faça ele sempre está lá. Sinto-me incomodado, angustiado, essa firma não é a mesma, as pessoas aqui não são as mesmas. Não deveríamos ter feito aquela viagem, parece que todos se divertiram o bastante e não querem mais saber de nada. Na verdade não lembro muito bem dessa viagem, o que aconteceu nela e nem quando foi... Ah sim, uns 3 meses atrás. Acho que eu devo contratar um advogado para meu caso.

O que aconteceu com ele?

Resposta: na viagem todos morreram, menos o narrador que sofreu o acidente mas não lembra de nada e ele se relaciona todo dia com os fantasmas dos funcionários que continuam trabalhando.

 

 14) Questão – presente: várias possibilidades de interpretação.

Hoje eu levei meu filho no cinema, nunca passei tanta raiva assim. Não tínhamos escolhido nenhum filme, chegamos lá à procura de um. Logo meu filho apontou: “aquele mamãe”. O cartaz do filme era um palhaço com aparência simpática e o título era: “Querida infância”. Cheguei na bilheteria e quando informei o título do filme ficaram me encarando e perguntaram novamente qual filme queria ver. Olhei pro lado e não vi meu filho, foram duas horas procurando ele desesperada, as pessoas que trabalhavam lá juravam que não o tinham visto nem chegar comigo. Foi quando ele veio correndo em minha direção, quando perguntei onde ele estava, me disse que tinha assistido ao filme. Ai, que alívio! Mas queria tanto ter assistido com ele. Só espero que a infância dele não seja vazia igual foi a minha, quando eu morava no circo. Agora está tudo bem, comprei para ele o boneco do palhaço do cartaz do filme.

Qual é o caso dela?

Resposta: o filho dela não existe, o filme não existe. Tudo isso é um trauma devido a infância difícil dela que reflete na vida atual, a faz pensar e agir somente com coisas relacionadas a infância e quer criar uma nova infância para seu filho que não existe. O boneco é um qualquer, que ela imagina ser um palhaço.

 

 15) Questão – presente: várias possibilidades de interpretação.

Não consigo me manter em pé, estou dormindo muito mal. Moro em apartamento, não fico muito nele e não conheço muito os vizinhos, trabalho o dia inteiro e quando chego em casa quero descansar, mas meus vizinhos fazem muito barulho. Moro ao lado de mais dois prédios abandonados e acho que se não fizerem uma reforma no meu vai ficar bem parecido. E se já não bastasse os vizinhos barulhentos, hoje, no meu dia de folga, uns cara lá embaixo gritaram para eu sair do apartamento que vão demolir. Acham que eu ligo para brincadeiras, vou deitar na cama e descansar. Se meus vizinhos deixarem, claro.Qual é o caso dele?

Resposta: ele vive em um apartamento abandonado e não sabe /...

 

16) Um comboio parte de Lisboa para o Porto às 14h30, andando à média de 100Km/h.

Um outro parte do Porto para Lisboa às 15h30, andando à média de 150km/h.
Partindo do principio que a distância entre Lisboa e o Porto é de 300Km, a pergunta é: quando se cruzam, qual o que está mais perto de Lisboa?

 Solução: os comboios encontram-se à mesma distância.

 

Para os que conseguiram e não conseguiram chegar às respostas, valeu a dedicação e empenho, foi bonito de ver!!

Beijos a todas as séries e bom ano letivo para nós! 



Escrito por Kelly Martins às 19h46
[] [envie esta mensagem] []



Volta às aulas! - Parte 1

Olás!! Sejam todos muito bem-vindos de volta às aulas!

Que tenhamos um ano letivo cheio de energia, alegrias, novos desafios e muito conhecimento!

 

Para o terceiro ano: abaixo seguem as respostas dos enigmas do "Desafio lógico-matemático-linguístico" realizado hoje.

A dupla vencedora será conhecida na próxima aula!

 

ENIGMAS

1)     O que é que ocorre uma vez em minuto, duas vezes em breve momento, mas nunca em bilhões de anos?   

(a letra M)

 

 2)     NO CORREIO

Luíza dirige um antiquário. Semana passada, ela queria enviar uma espada para um cliente, então ela embrulhou o pacote e levou-o ao Correio. Infelizmente não foi possível enviá-lo, pois a espada tinha 100 cm e o comprimento máximo permitido para pacotes é de 95 cm. . Como ela conseguiu enviá-la?

            Resposta: não é possível encurtar a espada. Ela colocou a espada em uma caixa de 95cm de comprimento, mas um pouco mais larga, e acomodou a espada diagonalmente.

 

 3) DOIS NAMORADOS

O apartamento de Ana é perto de uma estação de metrô. Ela tem dois namorados, João e Mário, que utilizam a mesma linha de trem, só que em direções diferentes, para chegarem onde moram. A cada 10 minutos um trem parte em cada direção. Como gosta dos dois igualmente, ela deixa o trem decidir qual deles ela irá visitar, indo até a estação e pegando o primeiro trem q aparece. Ana surpreende-se porque nove entre 10 vezes ela acaba visitando Mário. Como você pode explicar? Resposta: isto tem a ver com o horário de trens: o trem na direção de João sempre vem um minuto mais tarde do que aquele que vem na direção de Mário, ou seja, o trem de Mário vem nove minutos após a hora. Assim, Ana só verá João se ela chegar na estação entre o 9º e o 10º trem.

 

 4) Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?

Resposta: a balança.

 

 5) Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?

Resposta: alho

 

 6) O que é que se põe na mesa, parte, reparte mas não se come?

Resposta: baralho

 

 7) O que é, o que é?

Me diga se for capaz.

Me diga quem é aquele

que num instante se quebra

se alguém diz o nome dele?

Resposta: O Silêncio

 

 8) A IDADE DE SUZANA

Dois dias atrás, Suzana tinha 8 anos. Ano que vem ela terá 11! Como isso é possível?

Resposta: Suzana deve ter nascido no dia 31 de dezembro de algum ano. Suponha que ela tenha nascido no dia 31 de dezembro de 2000. Isso significa que Suzana fará 9 anos no dia 31 de dezembro de 2009. Suponha também que “hoje” seja dia 1 de janeiro de 2010.

Caso suponhamos tais fatos, dois dias atrás seria de 30 de dezembro de 2009, ou seja, ela ainda teria 8 anos.

Voltando a 1 de janeiro de 2010. “Ano que vem” será 2011. Logo, em 31 de dezembro de 2011 ela terá 11 anos.

 

9) Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?

Resposta: as 3 pessoas são: o avô, o pai e o filho.

 

10) Todas as minhas flores, menos duas, são rosas. Todas as minhas flores, menos duas, são tulipas. Todas as minhas flores, menos duas, são margaridas. Quantas flores eu tenho?

Dica : são duas possíveis respostas para esse problema.

Resposta 1: 3 flores: uma rosa, uma tulipa e uma margarida.

Resposta. 2: 2 flores: sendo que nenhuma delas é uma rosa, uma tulipa ou uma margarida.

(...)

 



Escrito por Kelly Martins às 19h40
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]